Imaginação e sentimentos

Assim como imagina em sua alma assim é (PV 23:7)

A imaginação humana é uma das características a ser desenvolvida. Quem nunca viu como real um trenzinho, carrinho, aviãozinho, bonequinha, bercinho, fogãozinho como real. Essa imaginação não apenas da sentido real ao irreal, mas ativa sentimentos e constrói imagens, e sobre esses sentimentos e essas imagens nos movimentamos.

Sentido (seguir) uma direção, mas também uma definição de sentimento ou seja a imaginação, é resultado de observações somadas a como sentimos o que vemos ou ouvimos. Cuidar de nossos sentimentos é cuidar da imagem que construíremos (PV23:7).

Não existe sentimento bom ou ruim, mas sentimento agradável e desagradável, a emoção que você colocar nele que determirá a imagem que ele criará em você podendo ser real ou irreal. Muitas pessoas se movem sobre a ilusão de suas emoções, então sábio é pensar no que você está pensando como disse Joyce Meyer em seu livro “Campo de batalha da mente“,  eu acrescentaria : Pensar no que está sentindo e se há sentido ou não para isso.

Para te ajudar colocarei uma tabela de sentimentos e ao lado as emoções que precisam ser observadas.

Sentimento emoção:
Alegria – Euforia
Raiva – Ódio
Tristeza – Depressão
Medo – Fobia

A emoção é uma resposta instiniva, instantânea, eu diria impensada, já o sentimento deve ser uma resposta a emoção, deve ser menos instintiva e menos impensada. As coisas são muitas vezes a ilusão de um momento, acontecimento que mexe com parte de nosso ser, sentimentos e emoções, se colocarmos a emoção correta teremos nosso sentimento modificado e colheremos o que há de melhor no que estamos sentindo; por isso que algumas vezes o sentimento é desagradável mas pode ser bom para nosso crescimento se colocarmos a emoção correta nele, ou pode ser agradável, mas, mal para nosso crescimento se colocarmos a emoção errada.

Cuidado não apenas com o que você ouve, mas em como você ouve! Cuidado em como você vê mas com como você vê!

Sentimentos não são bons ou mais mas agradáveis e desagradáveis pode haver algo de bom em meio a sentimentos ruins, e pode haver algo de mal em meio a sentimentos agradáveis.

Construa uma imagem maravilhosa em todo tempo e em todas as situações assim será (Pr.23:7)

 

por Ap. Wagner Barreto Filho