Inteligência e Sabedoria, dons ao nosso alcance

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)

“Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento (inteligência), o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isaías 11:2)

Como é agradável tratar com uma pessoa inteligente e sábia, que resolve problemas com destreza e cria situações favoráveis quando não há aparentes possibilidades! Essa maestria não é comprada em lojas de conveniência ou farmácias de manipulação, mas pode ser adquirida por todos que estejam dispostos a fazer da vida uma escola de aprendizado e aprovação, e não uma escola de tirania e reprovação.

Alcançar inteligência e sabedoria é um dom de Deus, um presente que está à disposição de todos aqueles que são filhos e que se movem por fé, sem duvidar, como está escrito em Tiago 1:5.

Para nós, que nascemos de novo, adquirir inteligência e sabedoria é simplesmente imprescindível, se quisermos viver dias melhores aqui na Terra e facilitar também o caminho dos que convivem conosco. Afinal, temos uma promessa da parte de Deus, em Jeremias 3:15, de que teríamos líderes sobre nós que nos apascentariam com ciência e inteligência. “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.”

Faz tanta diferença estarmos debaixo de uma liderança que age com inteligência e sabedoria! Faz tão bem conviver com pessoas inteligentes e sábias! Em tudo somos acrescidos, até mesmo na hora do confronto.

No mundo atual, não tem sido tão fácil nos cercar de pessoas assim. A maioria está voltada para outros interesses e são poucos os que realmente têm se dedicado a alcançar esses dons tão preciosos.

No livro de Jó, capítulo 28, verso 20, ele pergunta de onde vem a sabedoria e qual o lugar da inteligência. “Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?” Sabemos que a sabedoria vem de Deus e, aqui na Terra, o lugar da inteligência deve ser dentro de cada um de nós, Seus filhos, que temos direito à Sua herança.

Creio que muito do que ainda não alcançamos é por falta de inteligência e sabedoria. Mas, também creio que está nascendo uma geração de discípulos dispostos a fazer a vontade do Pai e alcançar a inteligência e a sabedoria que Ele tem para cada um de nós. Creio que esse discípulo é você, que está empenhado em não apenas ser melhor, mas também em ser transformado pelo amor de Deus a cada dia.

DISPONÍVEIS PARA RECEBER ESSES DONS

Você está disponível para receber inteligência e sabedoria, esses dons tão preciosos que estão à nossa disposição? Então, não fique parado, exercite-se nesses dons e veja quão grande será o êxito que você alcançará a partir de uma decisão correta na direção do Trono de Deus.

Gosto de ler Provérbios 2:11, que diz: “O bom siso te guardará e você será conservado em plena inteligência.” Bom siso significa juízo, coerência, prudência. Seria o mesmo que nós andarmos arrumados, ordenados, coordenados, não apenas nos nossos passos externos, mas interiormente, emocionalmente.

Somente quem anda em juízo é conservado em plena inteligência. Sabemos o quanto o ser humano é complexo e que temos muitas situações dentro de nós, perguntas sem respostas que não querem calar no nosso interior… Por falta de inteligência e sabedoria, muitos não têm conseguido ordenar as emoções, e o resultado tem sido fatídico.

Não é de admirar a imensidão de enfermidades que temos visto se manifestar em nossos dias, por causa das deformidades na alma, das complexidades de respostas que aguardam perguntas que nunca foram realizadas. Meu Deus!

Quando vivemos mergulhados na inteligência e na sabedoria, evitamos transtornos, confusões, angústias, síndromes e tantos outros malefícios que queiram prejudicar a nossa saúde emocional e física.

Ser inteligente e adquirir sabedoria é aprender a usar estratégias espirituais para vencer as obras da carne e, também, utilizar a ciência quando for necessário para não permitir que nosso corpo seja assolado por doenças que podem ser evitadas. Deus tem um escape do Trono para nossas vidas e isso em todas as áreas, pois a Salvação que está a nosso dispor é completa.

SEJA O QUE DEUS PROJETOU

A Bíblia nos ensina, através do Apóstolo Paulo, a prosseguirmos para o alvo, crédulos de que nada vai nos impedir de ser, exatamente, o que Deus tem para nós, o que Ele mesmo já projetou para nossas vidas.

Um homem e uma mulher inteligentes e sábios têm mais facilidade para entender os propósitos eternos do Pai para as suas vidas e para permitir ser transformados a cada dia. E porque são transformados, estão cada vez mais capacitados para ajudar outros, conduzindo-os à Verdade, que é Jesus.

O Senhor quer nos usar como discípulos aprovados que se tornarão líderes que apascentarão com inteligência e sabedoria o rebanho que Ele confiará em nossas mãos. E isso a começar pela nossa casa, porque família é a nossa célula principal. Não vamos consolidar o mundo lá fora e esquecer o primeiro rebanho que Deus nos deu: a nossa casa.

A verdade de Romanos 5:17 se cumprirá em nós: “Aquele que está em Cristo é uma nova pessoa, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo.” Se, no passado, fomos tolos e cometemos tantos erros, devemos lembrar que tudo se fez novo e é chegado o tempo da inteligência e sabedoria em nossas vidas. Essa é a história que Deus tem para nós e que vamos levar a todos aqueles que quiserem caminhar, dotados de inteligência e sabedoria.

Talvez você olhe para a sua história e não se sinta capaz. Na verdade, nenhum de nós é capaz. Mas quando estamos com Cristo e nos movemos nEle, então alcançamos êxito. E creia que, mesmo com alguns desajustes internos, os quais Jesus já está tratando, você caminhará dentro do Corpo, funcionando em pleno vigor e propagando o Evangelho do Reino com uma destreza que surpreenderá a muitos.

Haverá um dia no qual nos apresentaremos diante dEle, certos de que caminhamos na Terra como um povo que conhecia o seu destino. Vamos nos apresentar diante do Pai e dizer: Senhor, vivemos na Terra crédulos de que a nossa chamada era para o Céu, por isso estamos aqui.

Caminhe na certeza de que é possível lutar e vitoriar. Podem haver algumas baixas na guerra, porque isso faz parte do curso da vida, mas saiba que, com inteligência e sabedoria, você está sendo preparado para o futuro de glória que o espera no Céu. E jamais esqueça de que o nosso Deus é Fiel e não nos deixa só, em nenhum momento.

fonte: http://www.mir12.com.br/br/2017/estudos/celulas/509-inteligencia-e-sabedoria-dons-ao-nosso-alcance