“Quartas para crescer, crescendo no conhecimento da Palavra”

Ontem tivemos nossa primeira “Quarta para Crescer”, o nosso Ap. Wagner fez abertura clamando a Deus por Sua presença e que nos ensine não apenas com a Palavra mas com Sua Presença, porque foi criado um ambiente favorável a isso, e o querer e o efetuar de Deus seja feito. 

O objetivo desses encontros às Quartas é o ensino da Palavra de Deus, um momento especial de ensinamento que por muitas um Culto de Domingo não é suficiente.

“Vontade de Deus”  Rom 12: 1 e 2

Esses versículos fazem parte da vida de grande parte dos que se relacionam com a palavra, e por muitas vezes tratamos desse assunto como se a vontade de Deus para nós ou para uma outra pessoa, como co-relacionam a vontade de Deus com planos próprios ou outrem e ou momentos específicos, esquecendo de envolver a humanidade ou a eternidade.

Existem textos que falam de planos para alguém, exemplo Jeremias 29:11 Eu é que sei os planos que tenho a vosso respeito…” Isaías 55:8-9 ” Os planos são mais altos que os nosso, os caminhos de Deus são mais altos que os nossos”

Trata-se uma vontade Deus Nele para Ele, no original no Grego a idéia que se dá é a vontade que está Nele e a vontade apenas Dele. A nossa vontade normalmente é relacionada a ausência de algo, um outro aspecto também aciona lembranças ou de coisas que vivemos, comemos ou lugares onde estivemos. Também uma projeção para o futuro ou coisas que não possuímos, ou nos imaginamos nele.

Vontade é um sinalizador de maturidade

Ela pode te gerar estímulos e atitudes em bons aspectos e nos mover, mas também pode ser perigosa trazendo ingratidão, insatisfação e nos descentralizar com o presente.

Diferentemente de desejo que é um sinalizador de necessidade, a vontade tem a ver com história e o desejo com momento. O Desejo é um bem momentâneo e se relaciona com a parte ilógica, sendo irracional, muitas vezes mexendo com as emoções. Ex.: Desejo de se divertir ao invés de estudar, se rendendo aos desejos da diversão esquecendo a sua história. Em algum momento da nossa vida, ele pode prejudicar a sua história.

Vontade tem a ver com razão, com entendimento, é bem menos sentir e muita mais razão. Não pode ser nosso instinto, a motriz da nossa vida, a vontade quem deve ser a condutora da nossa vida.

Não haverá transformação se nossos pensamentos não forem transformados primeiro. Mudar o que ouve, o que você lê, mude o que você vê e seu pensamento começará a mudar! Não será o instinto que nos conduzirá mas sim os pensamentos, e eles devem ser transformados e os maus desejos serão controlados.

Filipenses 4:8

Sabe porque a vontade de Deus é boa e agradável? Porque Ele é isso Bom e Agradável, tanto sua vontade quanto seu desejo são santos, o desejo Dele é perfeito, Ele nunca moveu-se de sua natureza. Por isso se nos encontrarmos Nele vai fazer com que sejamos parte de sua natureza.

Um dia Adão e Eva se rebelaram contra Deus e Ele continuou sendo bom, e assim sua vontade perfeita e agradável. Imagine se Deus agisse por um momento mal nosso, e não pela sua história e caráter, a sua natureza não muda quando somos mal, ou deixa de ser agradável, não deixa de ser Perfeito quando agimos em imperfeições, mantendo-se em caráter imutável.

Quando entramos em Deus depois de entendermos nossos pensamentos, a nossa luta não será contra os nossos desejos, isso não vai alterar nosso desejo, porque nossa natureza ainda continua caída, acontece que seremos transformados pela renovação de nossa mente, os nossos desejos não conduzirão nossa vida.

Devemos viver por uma história e não por um momento, assim quando estamos com a renovação de nossa mente, a mente mudou!

Galatás 5:16

Os desejos da carne não vão acabar, devemos lutar contra os pensamentos maus, e renovar nossas mentes!

Rom. 7:21-23

Paulo diz no texto que a todo momento luta contra sua natureza.

 

Não existem homens santos, mas existem santos homens, aqueles que negam os mal desejos e desejos bons na hora errada.

Gálatas 5: 16-17

A Experiência da vontade de Deus está Nele, a vontade Dele só vai acontecer depois que nossa mente for transformada. Quando erramos pensamos que Deus tem pensamentos ruins contra nós, mas Ele não muda, continua sendo bom, o que acontece é que experimentamos nossas vontades e vontades que não são boas.

Somos transacionados mentalmente mediante a rendição da Palavra, daí então ela se desenrola para nós, e Deus faz a vontade Dele em nós.

Deus nos leva a entender que estamos lutando contra nossos desejos, e isso nunca vai acontecer porque fazer parte de nossa natureza caída, precisamos mudar nossa mente!

Vamos conhecer a vontade de Deus!

O que andamos vendo? ouvindo? lendo? Não tem como vencer o desejo se alimentar isso, mas se alimentarmos nosso pensamento com a palavra, porque estamos construindo nossa história e não vivendo um momento!

 

Ap Wagner Barreto